Um caso de violência doméstica de extrema gravidade voltou a chamar a atenção no noroeste fluminense nesta semana. Um homem foi denunciado após agredir a própria companheira, que está grávida, com uma sequência de chutes na barriga. A motivação, segundo as informações divulgadas, seria provocar um aborto na vítima. O episódio foi destaque no programa do comunicador Adilson Ribeiro, no dia 12 de junho, e gerou forte repercussão entre ouvintes e moradores da região.
De acordo com o relato apresentado, a mulher foi atacada de forma covarde pelo parceiro, que desferiu golpes diretamente na região abdominal, colocando em risco tanto a vida dela quanto a do bebê que está por nascer. A violência praticada contra gestantes é considerada uma das formas mais cruéis de agressão e, no Brasil, configura crime com agravantes previstos pela Lei Maria da Penha, podendo ainda enquadrar o autor em aborto provocado por terceiro sem o consentimento da gestante, com penas que chegam a vinte anos de reclusão. A vítima precisou buscar ajuda para garantir sua segurança e a do feto.
Infelizmente, episódios como esse não são isolados no noroeste fluminense. Cidades como Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula, Cambuci e Santo Antônio de Pádua registram, ano após ano, números preocupantes de denúncias de violência doméstica. As delegacias especializadas de atendimento à mulher (DEAMs) e os núcleos da Patrulha Maria da Penha, presentes em algumas dessas cidades, têm intensificado o trabalho de acolhimento, mas a subnotificação ainda é uma realidade. Muitas vítimas, por medo, dependência financeira ou pressão familiar, demoram a denunciar o agressor — e, quando o fazem, o quadro de violência já está em estágio avançado, como mostra esse caso envolvendo uma gestante.
Para os moradores da região, casos como esse reacendem o debate sobre a necessidade urgente de reforçar a rede de proteção às mulheres, especialmente as grávidas, que estão em situação de maior vulnerabilidade física e emocional. Vizinhos, familiares e amigos têm papel fundamental ao perceber sinais de agressão e ajudar a denunciar. O número 180, da Central de Atendimento à Mulher, funciona 24 horas e é gratuito, garantindo o sigilo da denúncia. Além disso, o 190 da Polícia Militar deve ser acionado em casos de flagrante, com a possibilidade de prisão imediata do agressor e concessão de medidas protetivas de urgência pela Justiça.
O caso divulgado pelo Programa Adilson Ribeiro serve como mais um alerta para toda a sociedade do noroeste fluminense. A expectativa é de que as autoridades policiais identifiquem e responsabilizem o agressor com rigor, e de que a vítima e o bebê recebam todo o suporte médico, psicológico e jurídico necessário. O Fofoca Noroeste reforça que nenhuma mulher precisa enfrentar sozinha uma situação de violência: existem canais oficiais, abrigos e equipes preparadas para acolher. Denunciar é o primeiro passo para romper o ciclo de agressões e salvar vidas — inclusive a de quem ainda nem nasceu. A redação seguirá acompanhando os desdobramentos do caso e trará novas informações assim que forem divulgadas pelas autoridades competentes.
Fonte: Blog do Adilson Ribeiro